Eurocâmaras

Em 2020, são comemorados os 60 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e União Europeia. Em seis décadas, temos mantido e aprofundado laços estratégicos, que abrangem diversas e importantes setores. Nosso propósito sempre foi fortalecer as relações culturais, sociais, econômicas e comerciais para garantir aos nossos cidadãos mais e melhores oportunidades dentro de um marco sustentável de desenvolvimento cultural, econômico e social

A União Europeia é hoje o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com cerca de 17% do comércio externo brasileiro de bens (Ministério da Economia, 2020). O Brasil é o décimo segundo maior parceiro comercial da União Europeia, responsável por 1,6% do comércio total da UE (EUROSTAT, 2020). O comércio de serviços entre o Brasil e a União Europeia é igualmente significativo. Em 2018, o comércio bilateral de serviços chegou a 24 bilhões de euros.

Fundada em 1999 pelos responsáveis das Câmaras de Comércio europeias presentes em São Paulo, a Eurocâmaras conta hoje com mais de 5 mil empresas e indústrias europeias no Brasil. É parceira oficial da Eurochambres, que representa as câmaras nacionais em 46 países e conta com 2 mil câmaras locais e regionais.

A ITALCAM é membro oficial da EUROCÂMARAS.

Em 12 de julho de 2019, a Câmara Espanhola assumiu a Presidência da Eurocâmaras, representada pelo presidente, Marcos Madureira, que estará à frente da entidade até julho de 2021.

O objetivo da Eurocâmaras é fazer pontes entre os mercados europeu e brasileiro, ao articular os interesses econômicos e comerciais das empresas europeias no Brasil e apoiar a diplomacia econômica promovida pela Comunidade Europeia. É a maior rede empresarial europeia no Brasil e principal referência nas relações comerciais com o bloco europeu. Atua de maneira multilateral por meio da rede de câmaras bilaterais.

Para tanto, além da atuação junto às demais Câmaras de Comércio dos países membros, busca promover diálogo com as autoridades brasileiras e europeias para melhorar o clima de negócios e o quadro regulatório aplicado às Relações Exteriores.

Por fim, a Eurocâmaras apoia iniciativas públicas e privadas que promovam a cooperação empresarial e a transferência de conhecimento e tecnologia, contribuindo tanto para a inclusão de pequenas e médias empresas nas cadeias de valor globais, quanto para a melhoria da competitividade de nossas economias.

Segue abaixo o Anuário Eurocâmaras:
http://www.eurocamaras.org.br/anexo/Anuario-Eurocamaras-CAE-2021.pdf

Entre na conversa

Receba a nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na business comunity ítalo-brasileira