Pioneira no gênero, a competição é destinada aos garotos praticantes da modalidade entre 10 a 12 anos, possui a chancela da Federação Paulista de Basketball e o apoio da Loja Ponto Verde

Por Fernando Galuppo

Aqui nascem os campeões. Com este slogan, o departamento de Basquete da Sociedade Esportiva Palmeiras, criou a I Copa Palmeiras de Basquetebol Masculino, com o apoio da loja Ponto Verde, Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e Arteon Inteligência Cultural.

Pioneira no gênero, a competição é destinada aos garotos praticantes da modalidade entre 10 a 12 anos, e possui a chancela da Federação Paulista de Basketball.

A iniciativa visa difundir o esporte e promover o basquete às futuras gerações. “Entendemos que o clube tem um compromisso na formação não somente de atletas de alto nível, mas também em transformá-los em cidadãos mais conscientes e sociáveis. E o esporte, como meio de educação física e social, é o ambiente ideal para a construção de uma geração de pessoas mais saudáveis e confiantes nas suas responsabilidades sociais. A Copa Palmeiras é mais que um evento esportivo, mas sim um congraçamento do clube com a sua comunidade”, diz Sérgio A. De T. Prado, popular Jubinha, ex-jogador do basquete palmeirense nos anos 90 e um dos responsáveis pelo projeto, juntamente com o treinador da Academia de Basquete do Palmeiras, Willians Manzini.

Nesta edição inaugural participarão seis equipes: S.E. Palmeiras, E.C. Sírio, Continental Parque Clube, G.R. Barueri, Colégio Sirius e Colégio Capitão. O nome do troféu oferecido ao campeão presta uma homenagem a um dos mais dedicados funcionários do Basquete do Palmeiras Manuel Andrade da Silva, popular “Mané” (in memorian). A equipe declarada Campeã da competição ficará com a posse definitiva deste troféu. Além disso, todas as equipes participantes serão premiadas com a medalha de “honra ao mérito”.

O sistema de disputada da I Copa Palmeiras de Basquetebol Masculino será em formato de grupos. As seis equipes serão divididas em dois grupos de três, que jogam entre si. Os grupos serão estabelecidos por sistema de sorteio. Na primeira fase será disputada a fase classificatória em sistema de cruzamento entre si para determinar os confrontos das finais e decisão de 3º e 4º. A equipe com maior número de vitórias disputa as finais. O saldo de cestas a favor será determinante, em caso de duas equipes terminarem empatadas em número de vitórias.

 

Nossa expectativa é receber em nossas dependências cerca de 100 crianças, nesta primeira edição. Por isso preparamos uma lembrança especial para elas, como recordação deste dia histórico. Todos os atletas participantes receberão um kit-lanche e uma camiseta personalizada do evento. O cestinha da competição receberá um ‘kit-Palmeiras’ oferecido pela loja Ponto Verde. Além do carinho e cordialidade da família palmeirense”, afirma Jubinha.

A competição acontece no sábado, dia 30 de maio, no Ginásio Palestra Itália, localizado na Rua Turiassu, 1840, Perdizes, a partir das 08h00. O cerimonial de encerramento está previsto para as 14:30. A entrada é franca.

Fonte:
italcam