O feriado próximo ao final de semana não foi suficiente para afastar os consumidores que quiseram aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para trocar seus eletrodomésticos de linha branca (geladeiras, tanquinhos, máquinas de lavar e fogões).

O Grupo Pão de Açúcar registrou crescimento de vendas de 20%, em comparação com o final de semana anterior, com destaque para os fogões. A rede Credimóveis Novolar informa que os primeiros clientes vieram para verificar os preços e que a redução ainda não trouxe as vendas na prática, mas vai trazer.

“Acreditamos que os tanquinhos venderão muito porque ainda há muita dona de casa que lava a roupa na mão e o tanquinho é uma opção de entrada para máquina de lavar”, salientou o gerente de vendas da rede, Osvaldo Lima.

O governo federal anunciou, na sexta-feira passada, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os quatro eletrodomésticos da chamada linha branca. A medida reduziu a alíquota de geladeiras de 15% para 5%, de fogões de 5% para zero, de tanquinho de 10% para zero e também máquinas de lavar de até 20 quilos de 20% para 10%.

O anúncio teve adesão imediata dos comerciantes, que já haviam comprado estoque por causa da proximidade do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. A concorrência não deixou espaço para os empresários pensarem como iriam compensar o desconto, que na prática está sendo bancado por eles, neste primeiro momento, já que as encomendas foram pagas ainda sem o desconto do IPI.

“Trata-se de uma visão estratégica”, avalia Lima. “Nós sacrificamos a rentabilidade para ganhar no giro. Vamos ter a compensação”, comentou.

Segundo ele, o consumidor ainda não teve tempo de reagir às modificações e, por enquanto, a chegada do consumidor nas lojas é apenas para olhar preços. “São bens de consumo duráveis. As pessoas não compram de uma hora para outra”, argumenta, lembrando que as vendas vão acontecer. A Credimóveis tem lojas em Pernambuco e na Paraíba.

As grandes redes foram as primeiras a sentir a melhora no movimento, registrando vendas acima da média, com tendência de manutenção do bom movimento. Nas lojas da rede Extra no Nordeste, os produtos que tiveram redução do IPI foram responsáveis por 70% das vendas de toda a categoria de eletrodomésticos neste final de semana.

“A notícia sobre a redução do IPI levou mais clientes às nossas lojas. Com repasse integral do benefício, boas ofertas e promoções exclusivas, conseguimos, já neste final de semana, atingir elevação de vendas de dois dígitos. Devemos continuar com esse patamar nas próximas semanas, beneficiando um período importante para o varejo, que é o Dia das Mães”, declara Jorge Herzog, diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar.

Fonte:
Jornal do Comércio