Isto É | ANSA

Festival de Cinema Italiano em SP exibirá filmes inovadores

SÃO PAULO, 30 AGO (ANSA) – A cidade de São Paulo receberá, entre os dias 17 de setembro e 5 de outubro, a 13ª edição do Festival de Cinema Italiano, que promete trazer uma seleção de 16 filmes de diretores conhecidos por inovarem no cenário cinematográfico da Itália.   

O evento, considerado o maior do gênero da América do Sul, será dividido em dois momentos. A primeira parte exibirá filmes “clássicos”, enquanto que a segunda terá longas “contemporâneos”.   

Entre os grandes nomes aparecem os irmãos Marco e Antonio Manetti, com o musical sobre a máfia napolitana, “Ammore e Malavita”; Leonardo di Costanzo, diretor de “L’Intrusa”, uma história sobre voluntariado; Claudio Amendola, com “Il Permesso – 48 Ore Fuori”, uma análise social a partir de presidiários, e Paolo Franch, com o drama “Dove Non Ho Mai Abitato”.   

Além deles, o Festival apresentará um dos ícones do cinema italiano, o diretor Carlo Verdone, com “Benedetta Follia”, e Riccardo Milani, que dirige o campeão de bilheteria “Come um Gatto in Tangenziale”.   

Outros nomes como o de Marco Bonfanti, com o documentário “Bozzetto Non Troppo”, e Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone, com a animação “Gatta Cenerentola” também estão na lista. No total, serão exibidos 16 filmes na Caixa Belas Artes e na Reserva Cultural, em São Paulo. Todas os longas foram produzidos entre 2017 e 2018. O evento terá início com uma homenagem à premiada atriz italiana Sophia Loren, que completa 84 anos no dia 20 de setembro. Já a festa de abertura da “Semana de Cinema Italiano Contemporâneo” ocorrerá no dia 25 de setembro, às 19h, no Auditório do Ibirapuera, com a presença de grandes personalidades cinematográficas da Itália, além da exibição de um filme de destaque da mostra. O 13º Festival de Cinema Italiano é idealizado e realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam). Sua primeira edição aconteceu em 2005 para promover o cinema contemporâneo no país. (ANSA)

Fonte: https://istoe.com.br/festival-de-cinema-italiano-em-sp-exibira-filmes-inovadores/