VIP Abril

Chef Marcelo Milani leva o Brasil para torneio Master of Pasta, na Itália

A sétima edição, em Milão, escolherá o campeão entre 18 jovens chefs com menos de 35 anos que competem pelo título diante de mestres com estrela Michelin

Nos dias 24 a 25 de outubro de 2018, em Milão, a Barilla realizará o concurso mundial pela próxima grande sensação culinária, que culminará no Campeonato Mundial da Pasta.

Agora em sua sétima edição e às vésperas do Dia Mundial da Massa, o desafio reunirá 18 jovens chefs com menos de 35 anos competindo diante de um júri de estrelas Michelin pelo título de Master of Pasta.

Representa o Brasil chef Marcelo Milani do restaurante Piccolo de São Paulo, que entrou em 2018 na lista dos restaurantes Bib Gourmand do guia Michelin.

O chef ficou em 4º lugar no Concurso Bocuse D’or no Brasil e foi finalista na categoria “Chef Revelação” de uma prestigiosa revista de gastronomia do país.

“Estou entusiasmado em participar do Campeonato Mundial da Pasta e competir com alguns dos melhores jovens chefs do mundo”, disse Marcelo Milani.

“O lifestyle italiano privilegia a comida respeitando a sazonalidade dos ingredientes e dos produtores locais e isso para mim é sustentabilidade. Trazer equilíbrio e harmonia para o mundo é o que tento incorporar no meu modo de vida”, comenta.

Os 18 chefs afiam suas facas enquanto se enfrentam durante um torneio de eliminação única.

O júri deste ano inclui os famosos chefs italianos Lorenzo Cogo, Viviana Varese e Luigi Taglienti, o chef nutrólogo Holger Stromberg, da Alemanha, e a fotógrafa e influenciadora americana, Brittany Wright.

Eles julgarão as habilidades em apresentação, criatividade e domínio da culinária durante três intensas rodadas onde serão apresentadas as criações de pratos autorais dos jovens chefs e a reinterpretação deles de um verdadeiro clássico italiano: o amado Spaghetti al Pomodoro.

Davide Oldani, um dos pensadores e chefs mais fascinantes do mundo gastronômico italiano, se juntará ao painel no último desafio.

John Dickie, professor de Estudos Italianos na UCL University College London, e Francesca Romana Barberini, conhecida escritora e apresentadora de programas de comida e vinho na Itália, serão os mestres de cerimônia.

“A Barilla quer apoiar a próxima safra de chefs talentosos e inspirá-los a abraçar a positividade e a alegria do estilo de vida italiano”, acrescentou Andrea Malservisi, diretora de Brand Equity e Comunicação du grupo Barilla.

“O próximo Master of Pasta precisa criar pratos criativos e surpreendentes que acabarão por elevar os códigos da culinária moderna.”

Eat Positive

A competição deste ano é centrada em torno do tema “Eat Positive”, em um esforço da Barilla para promover uma maneira divertida, equilibrada e nutritiva de comer e com respeito aos ingredientes de qualidade e à sustentabilidade.

Os chefs participantes serão convidados a promover essa visão, criando pratos autorais que inspirem uma maneira positiva de comer e promover o consumo de massas em todo o mundo.

O tema Eat Positive também vai permear as várias palestras e conferências do evento, desde discussões sobre práticas agrícolas até alimentação sustentável e o poder da comida italiana sua beleza, simplicidade e sabor.

O sorteio

Em 23 de julho de 2017, o vencedor do Campeonato Mundial da Pasta, Accursio Lotá de San Diego, EUA, presidiu o sorteio do calendário de competições deste ano na biblioteca da Academia Barilla em Parma, Itália.

A Academia Barilla é o primeiro centro culinário dedicado ao desenvolvimento e promoção da cultura gastronômica italiana no mundo.

Como resultado, nove duplas de chefs foram escolhidas para representar os países que estarão frente a frente durante a primeira rodada do Campeonato.

Mais informações sobre o Campeonato Mundial da Pasta

Fonte: https://vip.abril.com.br/noticias/chef-marcelo-milani-leva-o-brasil-para-torneio-master-of-pasta-na-italia/