Jornal do Brasil - Internacional | Agência ANSA

'Solidariedade está no DNA da Itália', diz presidente

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta terça-feira (26), durante um encontro com 1,3 mil jovens carentes na cidade de Coriano, na Emília-Romana, que a solidariedade está no "DNA" do país. A declaração chega em meio às polêmicas por causa do endurecimento das políticas migratórias da Itália, agora governada pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pela Liga. "Aqui se respira solidariedade, e este é um patrimônio de nosso povo, a solidariedade está no DNA dos italianos", disse.    

Segundo Mattarella, frente a "mudanças profundas e tumultuosas", arrisca-se pensar que "se fechar em si mesmo e deslizar para a solidão pode ser um refúgio". "As preocupações devem ser compreendidas, ninguém tem o direito de ignorá-las, mas não podemos nos render ao medo", acrescentou. 

Além disso, o presidente da República ressaltou que a cultura, a história e a beleza da Itália não seriam "tão grandes e apreciadas no mundo" sem o "valor da solidariedade". Mattarella preside a Itália desde janeiro de 2015, quando foi escolhido pela coalizão de centro-esquerda que governava o país na época.

Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2018/06/26/solidariedade-esta-no-dna-da-italia-diz-presidente/