Green Me

25 de outubro é dia mundial do macarrão. Vamos comemorar?

A data instituída pela International Pasta Organization em 1998 comemora este alimento querido em todo mundo. Também chamado de Dia Mundial das Massas, hoje, 25 de outubro é o World Pasta Day, dia de comemorar comendo o seu macarrão preferido.

UM POUCO DE HISTÓRIA DO MACARRÃO

Quem teria inventado essa iguaria? Dizem os chineses, os italianos ou os árabes. Quem dá mais?

A origem seria árabe, levada por estes povos à ilha italiana Sicilia no sec IX. O spaghetti original árabe se chama Itrjia mas há controvérsias sobre esta teoria!

O famoso macarrão pode ser sido levado à Itália por Marco Polo (mercador, embaixador e explorador veneziano) voltando de uma sua viagem à China.

Resta a certeza de que a pátria do macarrão é mesmo a Itália, onde este alimento se difundiu e ficou famoso. Mas verdade é que, há registros bem mais antigos sobre a existência do que seria um precursor do spaghetti, na China, em escrituras durante a Dinastia Han nos anos 25 a 220 DC.

A COMIDA PREFERIDA DO MUNDO

Um estudo realizado pela Oxfam Grow Campaign com 16 mil pessoas de 17 países, inclusive Brasil, concluiu que, no mundo, a comida preferida do povo é…o macarrão!!!

ALIMENTO DOS INTELIGENTES

Bom, com esta coisa hoje de emagrecer pra cá, emagrecer para lá  - emagrecer é justo e necessário quando se fala de saúde lembrando que anorexia é o contrário disso, portanto, cuidado com o que o termo magro quer dizer - o macarrão fica meio que sendo um alimento proibido mas, como dissemos aqui: Comendo macarrão e pizza, Itália consegue ser o 3° país mais magro do mundo!

Então, pode comer macarrão sim, e tudo o mais que quiser! Moderação e bom senso sempre a fazem a diferença.

Albert Einstein dizia que o melhor da Itália eram o "espaguete e [o matemático] Levi-Civita". Seu apreço por este alimento, dizem, pode ter a ver com a preferência do cérebro em adquirir energia rápida como aquela conseguida através da glicose (açúcares e carboidratos) para alimentar bem os neurônios, manter a atenção e a concentração em alta.

Macarrão e massas em geral dão aquela energia que todo mundo precisa para enfrentar os dias estressantes de hoje. Portanto, comemore! Escolha o teu tipo preferido de macarrão (existem centenas de formatos) e...BOM APETITE!

Fonte: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/5979-25-outubro-dia-mundial-do-macarrao