Jornal do Brasil / Agência ANSA

Itália lança campanha para cadastro de cidadãos no exterior

Inscrição na chamada "A.I.R.E." é obrigatória e gratuita

O Ministério das Relações Exteriores da Itália lançou nesta terça-feira (3) uma campanha para convencer cidadãos do país que moram em nações estrangeiras a se inscrever na Anágrafe de Italianos Residentes no Exterior, a chamada "A.I.R.E.".

O objetivo da Farnesina é mostrar às pessoas a importância e os benefícios de se registrar em seus respectivos consulados. A A.I.R.E. foi instituída em 1988 e contém os dados de italianos que habitam em outro país por um período superior a 12 meses, incluindo aqueles que adquiriram a cidadania ao longo de suas vidas.

A inscrição na anágrafe é um "direito-dever" do cidadão e constitui o pressuposto para se usufruir de uma série de serviços, como a possibilidade de votar por correspondência em eleições e referendos e de emitir ou renovar documentos de identidade e viagem.

A campanha se chama "A.I.R.E., 6 bons motivos para se inscrever", e inclui razões como facilitar a assistência por parte das sedes consulares em situações de emergência e a possibilidade de celebrar casamentos e uniões civis nos consulados.

Ao todo, mais de 5,5 milhões de italianos são registrados na A.I.R.E., indicador em constante aumento nos últimos anos. 

Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/10/03/italia-lanca-campanha-para-cadastro-de-cidadaos-no-exterior/