Existem 300 tipos de massas, cada uma combina melhor com determinado molho

 

Preparar as receitas italianas mais famosas, do ragú ao molho carborana, seguindo todos os segredos e tradições pode ser um verdadeiro desafio. Mas, para celebrar o Dia Mundial da Pasta, amanhã (25), foi criado um guia com o passo-a-passo dos pratos mais famosos da Itália. 

O guia foi elaborado pela Associação das Indústrias de Doces e de Pasta Italiana (Aidepi), em colaboração com o site We Love Pasta.    De acordo com a Aidepi, existem 300 formatos de pasta, sendo que cada massa combina exatamente com um tipo de molho.    

O macarrão do tipo "gravatinha" vai melhor com condimentos leves e frescos, já o "tortiglioni" deve ser preparado com ragú de carne ou molho à amatriciana. As massas do tipo "penne" são mais práticas e aderem a molhos de fácil preparo. A Aidepi disse também que a receita mais falsificada em todo o mundo é o do macarrão à carbonara. Isso porque, pela receita original, é necessário colocar a pasta no molho logo após seu cozimento. 

A temperatura da massa que será a responsável por cozinhar o ovo e dar liga ao molho. No guia da pasta italiana, também tem dicas do tempo de preparo de cada prato e dos seus ingredientes originais. Acredita-se que uma pessoa consuma ao menos 1 kg de pasta por ano. A Itália é o país que lidera o consumo de massa, com 24 quilos por pessoa anualmente.

Fonte: http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2016/10/24/para-dia-mundial-da-pasta-guia-ensina-segredos-italianos/