Café frequentado pelo escritor James Joyce está presente na obra

29 MARÇO, 18:32•TRIESTE•ZAR

(ANSA) - A cidade de Trieste, na região italiana de Friuli-Veneza Giulia, conta com uma história vasta e muito interessante. Por isso, o trio formado pela fotógrafa Roberta Radini, pela professora Serenella Dorigo e pela historiadora de arte Federica Luser decidiram escrever um livro onde a cidade é desbravada a partir da suas lojas mais tradicionais.
 
Em "Trieste: Locais Históricos e Históricas Lojas" foram criados dois itinerários que exploram os estabelecimentos comerciais que marcaram o município. Entre eles se encontram alguns cafés e bares, como o Caffè Pirona, onde James Joyce começou a escrever sua obra "Ulisses", o Caffè San Marco e o Caffè degli Specchi.
 
Além deles, aparecem no guia outras localidades que também são consideradas históricas por estarem em atividade a mais de 60 anos, de acordo com uma lei regional. É o exemplo do Antro del Profumo, estabelecimento especializado na criação de fragrâncias e amado por colecionadores, já que ainda se pode comprar a água de colônia de Satinine de 1938 com seu preço original.
 
Outras lojas que aparecem com destaque no livro são o restaurante Buffet da Pepi, a livraria de obras raras Libreria Antiquaria Umberto Saba, a loja de objetos para a casa Podrecac, a farmácia Drogheria Toso e a confeitaria Penso. (ANSA)

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA