Líder da diplomacia europeia elogiou mudanças impostas por Macri

10 MARÇO, 10:06•BUENOS AIRES•ZSG

(ANSA) - Em visita à Argentina, onde foi recebida pelo presidente Mauricio Macri, a chefe da Diplomacia da União Europeia (UE), a italiana Federica Mogherini, disse que o bloco tem como objetivo "aumentar com rapidez e determinação" as relações com o país.

Mogherini disse que as autoridades europeias acreditam que as medidas tomadas por Macri são essenciais para aumentar o investimento na economia local, para a criação de empregos e o acesso ao sistema financeiro mundial. "Agora podemos aprofundar as relações entre a UE e a Argentina", concluiu.
A visita de Mogherini acontece pouco após uma viagem oficial do premier italiano, Matteo Renzi, e do presidente francês, François Hollande. Em ambas ocasiões, os líderes reiteraram suas intenções de aprofundar as relações com Buenos Aires após a posse de Macri, que tem colocado fim a polêmicas medidas econômicas impostas durante o kirchnerismo, que afastaram o investimento estrangeiro.

Além disso, as visitas fazem parte de um esforço do presidente, que tomou posse em dezembro, de se aproximar da UE. Um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o bloco esteve travado por anos por conta de exigências impostas pelo governo de Cristina Kirchner. Mogherini e Macri conversaram sobre uma troca de ofertas entre os blocos em abril. (ANSA)

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA