O Projeto

A ITALCAM recebeu da União das Câmaras de Comércio Italianas (UNIONCAMERE) e da Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (ASSOCAMERESTERO) o convite para participar  por mais uma vez do projeto “ Chamber Mentoring for international growth” .

A primeira edição do projeto “Chamber mentoring for international growth”  introduziu e disseminou o conceito de mentoria no sistema de câmaras italiano, aprimorando a experiência de gerentes e empresários, residentes no exterior, que colocaram-se gratuitamente ao serviço de mais de 160 pequenas e médias empresas italianas (identificadas por 40 câmaras de comércio).

A atual anuidade de tutoria leva em consideração o que foi vivenciado na primeira edição e, em particular, este projeto:

  • Terá um desenvolvimento mais amigável para as empresas, para que possam fazer o melhor uso possível e obter resultados funcionais para suas estratégias;
  • Desenvolverá maior foco setorial, favorecendo as empresas que já iniciaram um processo de verificação de seu potencial de desenvolvimento. Em particular, o foco do novo projeto se concentra no vínculo entre a digitalização dos negócios e a internacionalização, ou na adoção de novas tecnologias aplicadas aos processos de produção e funções de front-end, atividades de design, marketing e vendas, destinadas a abrir mercados internacionais.

O projeto se concentrará em ajudar pequenas e médias empresas italianas que desejam consolidar sua posição no mercado interno e externo, aumentando sua competitividade ao apoiar o empreendedor a fortalecer suas habilidades.

O caminho oferecido pelo projeto "Chamber mentoring for international growth” será inserido na esteira da transferência de habilidades, profissionais e gerenciais, realizada por meio de um relacionamento entre pessoas com mais experiência e outras com menos experiência.

O mentor será um ponto de referência para o mentee, a quem ele oferecerá experiência, conhecimento e contatos, através do estabelecimento de um relacionamento individual que se concentrará nas seguintes pedras angulares, com o objetivo de fortalecer a reputação das empresas e aprimorar as estratégias de personalização de produtos e serviços:

  • O compartilhamento e transmissão de experiências profissionais, culturais e humanas (conhecimentos, habilidades, sensibilidade, necessidades, objetivos, perspectivas)
  • curiosidade mútua
  • motivação e compartilhamento de objetivos
  • o diálogo "sem filtros" entre profissionais
  • conscientização
  • transmissão de habilidades
  • conhecimento do mercado externo

Os possíveis tópicos no centro dos cursos de mentoria podem ser:

  • desenvolvimento de estratégias de marketing digital e otimização de sites
  • orientação para o comércio eletrônico e as principais plataformas do país
  • uso de sistemas avançados de gestão nas relações com clientes e fornecedores
  • web marketing e estratégia de mídia social
  • desenvolvimento de serviços / produtos de aplicativos
  • estratégia de cocriação / customização de produtos / serviços com os clientes.

Essa atividade envolve compromissos com duração total de 20 horas para serem distribuídos ao longo de um semestre, de acordo com benefícios mútuos entre mentores, mentees e Câmaras de Comércio Italianas no Exterior.

Mentor

Nesta segunda edição do programa serão identificados:

  • mentores com perfis particularmente adequados para marketing, inovação, tecnologia e aplicação de soluções digitais no desenvolvimento de estratégias competitivas nos processos de produção;
  • os mentores terão que se relacionar com empresas mentoreadas com forte propensão à maturação digital e internacionalização.

 

Requisitos de elegibilidade dos mentores:

  • possuir raízes italianas e / ou conhecimento do mercado italiano;
  • conhecimento da língua italiana
  • morar no exterior;
  • possuir uma experiência mínima de 3 anos em tecnologias digitais "Impresa 4.0" (por exemplo: Soluções para manufatura avançada; Internet industrial e IoT, Cloud, Cybersegurança e business continuity, Big data e analytics, Software, Plataformas e aplicativos digitais, etc.);
  • Alternativamente: ter uma experiência mínima de 5 anos em outras tecnologias digitais (por exemplo, sistemas de comércio eletrônico, sistemas de pagamento móvel e / ou via Internet e faturamento eletrônico, sistemas EDI, intercâmbio eletrônico de dados, geolocalização, tecnologias para a experiência do cliente na loja, integração de sistemas aplicada à automação de processos, etc.);
  • Abranger uma posição gerencial ou gerenciar uma empresa;
  • Trabalho voluntário, não remunerado.

 

Razões de Exclusão

  • Operar como freelancer e / ou freelancer e / ou consultor

 

No momento da inscrição o candidato a mentor deve preencher o "Formulário de Adesão", assim como ler as informações sobre o processamento de seus dados pessoais e fornecer consentimento no formulário "Permissão para uso de dados", que devem ser encaminhados ao email eduardo.morelli@italcam.com.br.

Uma Comissão especial da (União das Câmaras de Comércio (Unioncamere) validará as propostas do projeto e os perfis dos mentores.

 

A data para inscrição é ate 13/02/2020

Mentee

As empresas virão selecionadas pelas Câmaras de Comércio Italianas, com presença na Itália, de acordo com seus próprios métodos, dando preferência a empresas que já tenham experiência com exportação e/ou utilizado ferramentas da web (site) e mídias sociais para fazer marketing.

As empresas mentoreadas devem ter forte propensão à maturação digital e internacionalização, ou serem empresas dispostas a modificar sua cultura organizacional (abertura ao conhecimento dos mercados internacionais e flexibilidade em termos de velocidade de resposta / adaptação e capacidade inovadora), alterar a estrutura organizacional, introduzir novas habilidades, investir em treinamento.

Recrutamento e Seleção

A ação de recrutamento e de animação da network dos mentors será realizada pela ITALCAM, também em colaboração com agentes da promoção italiana no mundo, com o objetivo de selecionar os participantes mais aptos e disponíveis para essa função entre os empreendedores/dirigentes presentes no país, excluindo empresas de consultoria e seus profissionais.

Na Itália, após uma ação de promoção do projeto, organizada pelas Câmaras Italianas parceiras, serão identificadas as empresas mentees que formarão o grupo que administrará o programa de “mentorship”, segundo uma adequação de demanda/oferta (em contínuo contato com a ITALCAM).

Será dada prioridade às empresas inovadoras e àquelas de alto potencial sobre o perfil da capacidade de iniciar uma atividade no exterior, ou seja, empresas que podem se beneficiar mais do que outras com essa ação de “mentoring”.

A ITALCAM realizará uma primeira avaliação das empresas com uma entrevista destinada a destacar as reais necessidades do empreendedor e traçar um processo de aprendizado e verificação.

Após a seleção dos candidatos, no momento da aplicação do programa mentoring, o mentee terá pleno acesso aos perfis dos mentores selecionados.

A ITALCAM preparará uma relação de suas atividades que tenham sinergia com o projeto, a serem anexadas ao perfil do mentor, de modo que na sua descrição, a empresa interessada no processo de mentoring tenha a possibilidade de avaliar todos os potenciais do projeto e faça uma escolha o mais coerente possível com os seus objetivos de internacionalização.

O relacionamento “mentor - mentee”, presente no banco de dados geral criado, será elaborado pelo Comitê do Projeto (do qual fazem parte Unioncamere e Assocamerestero), levando em consideração as preferências de ambos os mentor e mentee.

Os candidatos selecionados receberão o comunicado de aprovação com as condições de participação e a data de um primeiro encontro de familiarização para a participação.

Projeto realizado com cofinanciamento do Fundo Intercameral de Intervenção da Unioncamere

Realização

Para mais informações

Tel. +55 11 4564-4702

Endereço

Av. Angélica, 2.503 – 7º andar, CJ. 72 – Consolação
01227-200, São Paulo

Contato

eduardo.morelli@italcam.com.br