COMUNICADO IMPORTANTE
 
PRIMEIRA ETAPA DO PLANO INDUSTRIAL 2013-2016

INICIA A EXPANSÃO DAS CONEXÕES INTERCONTINENTAIS

ALITALIA NO BRASIL: DE 2009 A 2012: + 78% PASSAGEIROS + 114% RECEITA

DEL TORCHIO: Um caminho de crescimento e desenvolvimento para a Alitalia

Roma, 23 de julho de 2013 – A Alitalia lança a implementação do novo plano industrial 2013-2016 graças ao acordo comercial com a companhia Brasileira GOL, assinado hoje em São Paulo por Gabriele Del Torchio, CEO da Alitalia e por Paulo Sergio Kakinoff, CEO da GOL.

O acordo permitirá a Alitalia colocar sua sigla em diversos voos da GOL. Desta maneira, será garantido o acesso a importantes destinos nacionais da companhia Brasileira partindo do hub de São Paulo e Rio de Janeiro. Isto possibilitará aumentar ainda mais a oferta intercontinental da Alitalia, oferecendo conexões simplificadas e horários cômodos. O acordo também prevê a possibilidade de acumular milhas através do programa MilleMiglia inclusive nos voos operados pela companhia Brasileira, e de acumular SMILES para os passageiros GOL voando com a Alitalia. O acordo de compartilhamento entrará em vigor após a aprovação das autoridades Brasileiras.

O novo acordo entre a Alitalia e a GOL reforça a presença da Alitalia no Brasil, onde a Companhia já opera diversos voos diretos de Roma Fiumicino para São Paulo e para o Rio de Janeiro, efetuados com Boeing B777 e Airbus A330, reconfigurados com as três novas classes de serviço: Magnifica, Classica Plus e Classica. A Alitalia é a única companhia aérea a oferecer aos passageiros no Brasil a forma de pagamento parcelada em até 12 vezes sem juros para compra de bilhetes de voo de toda a malha aérea.

O Brasil é um mercado em crescimento contínuo e a Alitalia soube aproveitar as numerosas oportunidades de desenvolvimento. Em 2012, a empresa transportou mais de 357.000 passageiros, o que representa um incremento de 78% em relação ao estabelecimento da Alitalia CAI (janeiro de 2009). Neste mesmo período, registrou um crescimento de receita da ordem de 114%, passando de 54 milhões de euros em 2009 a 116 milhões de euros em 2012.

GOL Linhas Aéreas Inteligentes é a segunda companhia aérea Brasileira, com hub em São Paulo. Começou a operar em 2001 e rapidamente se firmou no mercado. Detém mais de um terço do market share doméstico, desafiando a liderança da TAM. A GOL opera, junto com a marca Varig, 970 voos diários em uma malha aérea de 95 destinos em 10 países, distribuídos na América Latina, Caribe e EUA. A companhia possui uma frota nova e moderna, operando seus voos com Boeing B737-700 e B737-800 de última geração.

Com a assinatura de hoje a Alitalia dá início ao projeto de desenvolvimento da rede intercontinental prevista no novo plano industrial, atuando na consolidação das parcerias comerciais existentes e o lançamento de novos acordos com importantes companhias, além da abertura de outros destinos no mundo e o aumento das frequências nos países já servidos. O desenvolvimento das atividades intercontinentais da Alitalia será suportado também pela ampliação da frota com a introdução de 6 novos Airbus A330 até 2016.

“Hoje é um dia muito importante para a Alitalia. Colocamos em prática nosso plano industrial e lançamos as bases para otimizar as conexões no mercado intercontinental e para oferecer um serviço mais completo aos nossos passageiros – declara Gabriele Del Torchio CEO da Alitalia – A GOL representa para nós um parceiro ideal e estratégico em um mercado como o Brasileiro, que mantém crescimento contínuo e com uma presença relevante da comunidade Italiana. Com este acordo, a Alitalia, mesmo em um momento desafiador como o que o setor de transporte aéreo está atravessando, afirma a vontade de empreender um caminho de crescimento e de desenvolvimento e faz isto orgulhosa de mostrar ao mundo, com paixão, o melhor de nosso País.”