Release N.º: 2190 | Publicado em: 09/11/2012 - 18:08h | Redator(es): Laís Fernandes

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento firmou na sexta-feira (9) o termo de Convênio para intercambio comercial empresarial entre o município e a Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam). O prefeito do município Reinald o Nogueira (PMDB) assinou o convênio junto com o vice-presidente da Câmara, Giuseppe Marcheggiano, na presença de 50 empresários locais, italianos ou descendentes italianos.

Esteve presente também o vice-prefeito, Antonio Carlos Pinheiro, o secretário de Desenvolvimento, Edmundo José Duarte; o deputado Estadual, Rogério Nogueira (PDT); o secretário de Governo, Odair Gonçalves e o superintendente da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), João Neto. Da Italcam esteve o delegado de Indaiatuba, Silvio Casanova e o diretor; Francisco Falsetti.

Iniciando a reunião o secretário de Desenvolvimento salientou a principal ideia em assinar o Convênio. “Queremos oficializar essa parceria com a ideia principal de fazer com que Indaiatuba se projete no exterior. Somos a 2ª cidade da RMC com a maior balança comercial, pois aqui não temos commodities, temos produtos manufaturados e graças a essas empresas temos esse potencial econômico”, comenta Dua rte.

Em seguida o prefeito de Indaiatuba agradeceu a participação dos empresários e ressaltou que Indaiatuba é uma cidade sustentável. “Agradeço a presença de todos os empresários e hoje somos uma cidade sustentável, pois temos um grande número de empresas que ajudam na arrecadação de ICMS que consequentemente é aplicado no desenvolvimento do município como saúde e educação. É importante fomentar convênios como este que colabora com o relacionamento entre empresas da cidade com o exterior. Trabalhamos para ter uma mão-de-obra mais qualificada e com a crise no exterior podemos trazer mais pessoas qualificadas também”, diz Nogueira e continua. “Isso nos dá muita alegria e queremos receber o trabalho da Câmara Ítalo-Brasileira de baços abertos. Temos um Parque Industrial diversificado com empresas de várias etnias e tenho certeza que será desenvolvido um ótimo intercâmbio”, relata.

O vice-presidente da Italcam, Giuseppe Marcheggiano, discorreu sob re as qualidades de Indaiatuba e a importância do Convênio. “Fiquei empolgado com a cidade e com os números do PIB, por exemplo, isso torna o convênio ainda mais importante para fomentar aqui novas tecnologias. Os encontros previstos no Convênio facilitarão o contato com as empresas Italianas dando diversas oportunidades para os empresários locais”, fala Marcheggiano.

Após os discursos a assinatura do Convênio foi consolidada e o deputado Estadual Rogério Nogueira, complementou deixando a assembleia legislativa a disposição da Italcam. “Indaiatuba é dos municípios que mais recebe verba Estadual, isso porque conta com uma equipe eficiente para dar andamento aos processos. Conseguimos um investimento de 20 milhões de reais para a formação de mão de obra especializada, com cursos profissionalizantes na FIEC com mais 300 horas de inglês. Por isso, eu coloco a disposição, por meio do meu trabalho, a câmara legislativa para ajudar do que for necessário para estimular a indústria local”, destaca Rogério Nogueira.

Os empresários locais participantes da assinatura apoiaram a ação. A diretora geral da Colsol Aquecedores, Sylvia Dall’Oca, disse estar satisfeita com o convênio e já fez contatos para atrair novas tecnologias ao seu ramo. “Essa é uma parceria boa e fundamental para as empresas locais. Para minha área já fiz contatos para a visita de italianos para conhecer nova tecnologia na área de aquecedores. Trabalhamos no ramo de sustentabilidade e somos pioneiros no Brasil em aquecer água com a energia solar, a Europa já tem esse conceito e novas tecnologias, por isso essa troca é importante”, comenta Sylvia.

Empresas participantes

Cebi Brasil. Ltda; MPT Fios e Cabos Especiais Ltda; Colsol Coletores Solares Ltda; Fiamm Latim America Componentes Automobilísticos Ltda; Irritec do Brasil Indústria e Comércios Ltda; Scott Plásticos Ltda; Congesa Engenharia e Construção Ltda; Eldor do Brasil Serviç os Técnicos Ltda; Fesamac COMERCIAL E Representação Ltyda; Satua Maquinarias Ltda; Comed; Aquila/ Finita; Tech Filter Tratamento e Filtração Ltda; MG Fibras e Resinas Ltda; Comercial Agro Pecuária Pimenta Ltda e Crema Gelati Comércio de Alimentos Ltda.