Durante a 10ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo – para a promoção de um amplo debate na difusão da prática do desenvolvimento limpo – viu-se a participação de um público com mais de 3.000 pessoas, na maioria, vinculadas a organizações e atuantes na área do meio ambiente. Nesse grande evento, realizado em 24 de agosto, no Memorial da América Latina, a ITALCAM, com o patrocínio de TIM, Maccaferri, Fiat, Magneti Marelli e Pirelli, lançou o “Guia para Investimentos Ambientais Brasil-Itália”. O Guia, atividade do Projeto “Desenvolvimento Sustentável Bilateral”, indica legislações e principais facilitações fiscais e financeiras do setor ambiental de ambos os países.

 Com o propósito de realizar ações de grande alcance social, que contribuam para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida, a Conferência promove grandes iniciativas que são aproveitadas na solução de alguns desafios que a cidade de São Paulo enfrenta.

 O tema de 2011 foi "Pegada de Carbono*: nós paulistanos frente às mudanças climáticas" e um dos resultados concretos da Conferência foi a assinatura do termo de lançamento do “Programa Municipal de Logística Reversa de Lixo Eletrônico”, assinado pelo prefeito Gilberto Kassab para instalação de pontos de entrega voluntária em todas as subprefeituras da capital para o recolhimento de eletroeletrônicos usados.

 A ITALCAM, com stand institucional muito visitado, promoveu, em colaboração com a TIM, uma bem sucedida campanha de coleta de pilhas, baterias e celulares, despertando o interesse e a curiosidade dos presentes.

 Nos próximos meses a ITALCAM participará de Feiras Ambientais, tais como Ecoenergy e FIMAI (São Paulo) e ECOMONDO (Rimini, Itália). Na ocasião serão organizadas missões empresariais/institucionais de visitação às feiras, além da promoção de seminários no intuito de aprofundar o conhecimento de novas tendências, inovações, tecnologias e serviços, boas práticas sócio-ambientais. Além disso, continuará organizando, junto aos seus parceiros, campanhas ambientais para promover a responsabilidade ambiental e sensibilizar o consumidor sobre produtos ecossustentáveis e empresas responsáveis. Ainda, promoverá, junto ao Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP, mini-cursos voltados às temáticas de economia de energia e ao transporte sustentável.

 Acompanhe a programação das atividades do Projeto Desenvolvimento Sustentável Bilateral, por meio de seu Desk Green Economy, em www.italcam.com.br. Saiba como fazer parte, entrando em contato por deskgreeneconomy@italcam.com.br

 

* Forma de medir o impacto do indivíduo no meio ambiente

 

Eduardo Zampar Morelli

Desk Green Economy