Data: 08 e 09 de agosto de 2008
Sexta-feira das 18:00 às 22:00 horas e sábado das 09:00 às 18:00 horas

Local: CMA - São Paulo
Rua Professor Filadelfo Azevedo, 712 - Vila Nova Conceição
São Paulo / SP

Objetivos
Apresentar informações relacionadas às mudanças climáticas; capacitar quanto à elaboração de projetos de créditos de carbono florestal e não-florestal, a partir de conceitos e procedimentos relacionados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo previsto pelo Protocolo de Kyoto; analisar a atratividade dos projetos e as portunidades de negócios no mercado de créditos de carbono.


Conteúdo programático
• A Ciência da Mudança do Clima: aquecimento global; gases de efeito estufa; relatórios do IPCC; impactos sócio-econômicos; mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

• Acordos Internacionais sobre o Clima: Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima e Protocolo de Kyoto.

• Mecanismo de Desenvolvimento Limpo:o instrumento MDL; estrutura institucional; ciclo de um projeto para emissão dos Certificados de Emissões Reduzidas; documentação necessária para submissão dos projetos; normas jurídicas relacionadas; modalidades e procedimentos aplicáveis aos projetos de MDL; estatísticas dos projetos de MDL no Brasil e no mundo.

• Mercado de Créditos de Carbono: tipos de mercado; modalidades de transações; situação atual e perspectivas; participação do Brasil.

• Análise de Atratividade de Projetos de MDL: oportunidades de negócios no âmbito nacional; critérios de elegibilidade dos projetos de MDL; teste de adicionalidade; análise de sustentabilidade dos projetos; custos de transação de um projeto de MDL.

• Elaboração de Projetos de Créditos de Carbono: conceitos e procedimentos relacionados aos projetos de MDL florestais e não florestais; análise e aplicação de metodologias de linha de base e de monitoramento; requisitos para elaboração de novas metodologias; elaboração do Documento de Concepção de Projeto (DCP) de MDL de pequena e de grande escala a partir da análise e discussão de projetos já aprovados ( Estudo de caso ).


Instrutores

Michele Karina Cotta Walter
Engenheira Florestal e mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de administração e economia florestal, mudanças climáticas, quantificação de biomassa e projetos de créditos de carbono.

Giampaolo Queiroz Pellegrino
Engenheiro Florestal pela Universidade de São Paulo, mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Agrícola (Água e Solo) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Tem experiência na área de Engenharia Florestal, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas globais e seus impactos na agricultura, análise de tendências, modelagem ambiental, bacia hidrográfica, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Para maiores informações, acesse www.cmaeducacional.com.br ou ligue para  (11) 3053-2700 
e-mail: contact@cma.com.br