A Câmara Italiana de Comércio de São Paulo nasce por iniciativa de um grupo de banqueiros, comerciantes e industriais italianos, com a finalidade de estreitar as relações comerciais entre empresas brasileiras e italianas. Após uma sessão preparatória que se realizou na sede da Associação Comercial, em março de 1902, na qual foi nomeada uma comissão organizadora composta pelos representantes das empresas João Briccola & Cia., Flli Pugliesi Carbone, Gamba & C., Andreotti & C. e Irmãos Fiaccadori, a Câmara surgia com a adesão de oitenta e três empresários.

A eficiência e o prestigio da Câmara fez com que chegasse a mais de 100 anos e fosse reconhecida como uma importante associação sem fins lucrativos que reúne pequenas, médias e grandes empresas italianas e brasileiras. Está presente em todo o Estado de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Acre e Rio Grande do Norte.

Hoje, ocupa um lugar de destaque entre as 76 câmaras italianas no mundo, estando entre as 5 mais importantes.

Com a experiência de um século de atuação, tem a capacidade de oferecer a seus associados a melhor assessoria de negócios, proporcionando aos empresários italianos todo o apoio para o desenvolvimento de suas atividades no Brasil, e aos empresários brasileiros as melhores oportunidades de negócios no intercambio com a Itália.

As empresas associadas atuam em todas as áreas da economia. A grande experiência italiana no que se refere às micro e pequenas empresas, altamente qualificadas, competitivas e globalizadas, é modelo para o desenvolvimento dos inúmeros projetos existentes no Brasil, que visam à capacitação e internacionalização das pequenas e médias empresas locais.

"A CÂMARA DESDE 1902 CONTRIBUI PARA O COMÉRCIO ENTRE BRASIL E ITÁLIA".