Difundir a cultura gastronômica italiana. Esta é uma das missões da Câmara Ítalo-Brasileira de Comercio, Indústria e Agricultura que realiza cursos todas as semanas em diversos supermercados de São Paulo.

As aulas são ministradas por uma nutricionista que, além de receitas, dá informações básicas sobre saúde, nutrição e gastronomia, demonstrando como a Cozinha Mediterrânea pode fazer parte da mesa dos brasileiros. Cada aula tem duração de duas horas e é gratuita. Ao final, é realizada uma degustação dos pratos preparados e sorteio de brindes.

Reconhecida pela combinação bem-sucedida entre paladar saboroso e efeitos saudáveis, a Cozinha Mediterrânea se caracteriza pela abundância de cereais (massa, pães, polenta), verduras, legumes e frutas (frescas e secas); pelo uso do azeite de oliva como principal fonte de gordura e pelo moderado consumo de produtos de origem animal. Rica em vitaminas, minerais, carboidratos e fibras e pobre em ácidos graxos saturados, a Cozinha Mediterrânea faz com que os povos da região apresentem os mais baixos índices de infarto e derrame do mundo e as mais altas taxas de expectativa de vida.

A Itália, por exemplo, ocupa o primeiro lugar em longevidade na Europa, com uma expectativa de vida de 76 anos para os homens e de 82 para as mulheres (no Brasil, a expectativa média de vida é de 67,7 anos).

Por que Gastronomia é Cultura?

• Responsável por 70 % do PIB Turístico das nações;
• Dos 1,1 Milhão de empresas ligadas ao Turismo, estima-se que deste montante 760 mil sejam do setor gastronômico;
• Maior gerador de empregos no turismo mundial;
• Incentivo às manifestações culturais, através de exposições, workshops e apresentações públicas gratuitas durante o Festival.

Reservas:
É necessário que se faça agendamento prévio para a participação nos cursos. Vagas Limitadas. O agendamento deverá ser feito diretamente das lojas dos supermercados.

Para uso do Jornalista:
Jornalista Responsável: Fernando Galuppo – Assessor de Imprensa Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio
E-mail: imprensa@italcam.com.br
Tel: 11 – 3179-0130 e 8199 0957

Veja o Cronograma