CLIQUE AQUI PARA VER O SITE OFICIAL DA MOSTRA

 

 

Cinema Italiano invade a capital paulista e promove intercâmbio cultural

 

Com grandes produções, celebridades, diretores e produtores, o cinema italiano invadiu a cidade de São Paulo com uma série de eventos e projeções de filmes, divididos entre títulos clássicos e produções do cinema contemporâneo. A encantadora e inesquecível atriz Ornella Muti, o consagrado ator Beppe Fiorello e o presidente da Cinecittà Studios, Lamberto Mancini, foram às principais personalidades da delegação italiana que também foi composta pela jornalista e crítica cinematográfica Angela Prudenzi; pela jornalista e chefe de redação da “Rivista del Cinematografo”, Marina Sanna; pelo jornalista e documentarista Fabrizio Corallo; pelo responsável Filmitalia pela promoção do cinema italiano no exterior, Andrea Paris; pela escritora, jornalista e apresentadora de TV, Catena Fiorello;  pelo produtor Daniele Mazzocca; e pelo diretor de grande expressão do novo cinema italiano, Francesco Patierno – que desembarcaram no dia 15 de setembro para divulgar a quarta edição da mostra de cinema italiano no Brasil e promover um intercâmbio cultural e de co-produções com os amantes da sétima arte.

 O evento organizado, desde 2005, pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, este ano contou com o apoio da Pirelli, que permitiu ampliar o número de obras cinematográficas exibidas, entre os dias 19 e 25 de setembro, durante a “Semana Pirelli de Cinema Italiano”. Neste período, o público teve a oportunidade de conhecer novas produções e filmes de arte que consagraram o cinema italiano como um dos que melhor retratou os momentos políticos e sociais vivenciados na Europa ao longo dos últimos 30 anos.

 As sete produções contemporâneas e os 13 grandes sucessos do cinema de arte que ajudaram a construir a reputação da escola italiana foram exibidos nas salas do Cinemark nos shoppings Iguatemi, Cidade Jardim e HSBC Belas Artes. A retrospectiva dos filmes de arte nasceu de um acordo entre a Câmara e a Editora Abril e, especialmente, com a revista VEJA e VEJA São Paulo.

 A mostra de cinema italiano iniciou-se de um acordo estabelecido entre a Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior) e a AIP (Audiovisual Industry Promotion) da Itália, para incentivar o desenvolvimento do cinema e da indústria audiovisual italiana no exterior.

 O coquetel de abertura da mostra aconteceu no dia 18 de setembro, no foyer do Cinemark do Shopping Iguatemi, com a presença de toda a delegação italiana, a participação especial da atriz Christiane Torloni, como oradora de honra e outras personalidades brasileiras.

 A Semana de Cinema Italiano busca a cada ano intensificar a presença  da cultura italiana no setor cinematográfico exibindo no Brasil e trazendo como sempre uma delegação composta por importantes nomes do setor cinematográfico para a realização de três importantes ações: exibição de modernas obras cinematográficas italianas, realização de workshops com alunos e profissionais do setor cinematográfico em parceira com a Faculdade de Cinema da FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) e encontros entre produtores objetivando realizações de co-produções comerciais entre o Brasil e a Itália.

 

 Fonte:
www.italcam.com.br

 

 

 

Ornella Muti, a 'mulher mais bela do mundo', no Brasil para festival de cinema

 

Ornella Muti, musa italiana que arranca suspiros desde que estreou no cinema nos anos 60, esteve em São Paulo na semana passada para participar da abertura da 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano, no shopping Iguatemi.

 A atriz, eleita a mulher mais bonita do mundo em 1994, participou da comitiva européia que veio prestigiar a mostra promovida pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e pela marca de pneus Pirelli. Astros brasileiros como Christiane Torloni e o jogador Cafu, que já defendeu o Milan e o Roma, também estiveram na estréia que ocorreu na quinta, 18.

 Ornella fez seu début no cinema, aos 14 anos, no filme 'La moglie più bella' (1970), de Damiano Damiani. Entre seus filmes mais conhecidos no Brasil, está "Crônica de um amor Louco", adaptação de Marco Ferreri para a obra do escritor Charles Bukowski. No longa, ela vive Cass, personagem de um dos contos mais conhecidos do ator, intitulado "A mulher mais linda da cidade".

 

Fonte:
Ego Notícias

 

 

 

 

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo realizará, em parceria com a Pirelli, a “4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano – Especial Cinema de Arte”, através do projeto Cinema Brasil – Itália 2008.

O projeto ocorrerá em duas etapas: A 1º realizará a 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano em São Paulo – Especial Cinema de Arte, em setembro de 2008 e a 2ª etapa será realizada em Roma em ocasião do Festival de Cinema de Roma, de 22 a 31 de outubro de 2008.

O evento tem a finalidade de promover a cultura italiana no setor cinematográfico exibindo no Brasil modernas obras cinematográficas italianas e trazendo uma retrospectiva de importantes obras de grandes diretores que fizeram a história do cinema italiano, criando, além disso, o momento propício para o desenvolvimento de um intercâmbio cultural e de co-produções entre os dois países.

Para celebrar a abertura da “4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano – Especial Cinema de Arte”, a Câmara Ítalo-Brasileira e a Pirelli promoverão um coquetel, no próximo dia 18 de setembro, às 19h30, no foyer do Cinemark do Shopping Iguatemi, com a presença de Fabiano Gullane (Gullane Filmes), Roberto Moreira - Presidente do SIAESP (FIESP), André Sturm - Presidente do "Programa Cinema do Brasil" (APEX), Wilson Feitosa presidente da Europa Filmes", Christiane Torloni, Roberto Cività (presidente da Editora Abril), Paulo Skaf, presidente da FIESP, entre outros.

A iniciativa que acontece desde 2005, ainda conta com a colaboração da Editora Abril, e presta uma homenagem aos 40 anos da revista VEJA, trazendo o especial Cinema de Arte, com importantes obras cinematográficas que marcaram a história do cinema italiano.




Programação:

De 15 a 18 de setembro: Workshops e entrevistas com a Delegação Italiana

Realização de palestras e encontros com alunos de uma Faculdade de Cinema de São Paulo (FAAP) aberta para estudantes e profissionais do setor cinematográfico;
Entrevistas e coletiva de imprensa com a delegação italiana.

De 19 a 25 de setembro: Semana Pirelli de Cinema Italiano

Serão exibidas 7 novas produções cinematográficas italianas, 2 ou 3 vezes ao dia, no Cinemark do Shopping Iguatemi e 13 grandes sucessos do Cinema Político italiano no HSBC Belas Artes e no Cinemark do Shopping Cidade Jardim.

18 de setembro - Evento de inauguração da Semana

Evento de inauguração no foyer do Cinemark do Shopping Iguatemi com a presença de profissionais do setor cinematográfico, autoridades brasileiras e italianas presentes no Brasil, jornalistas e empresários da comunidade italiana. Cerca de 400 pessoas.
O cerimonial será realizado pela atriz Christiane Torloni com a presença da delegação italiana, do Sen. Edoardo Pollastri, Presidente Câmara Ítalo-Brasileira e de Roberto Civita, Presidente da Editora Abril.

19 de setembro - Visita da delegação italiana ao PROJAC

Visitas aos estúdios de teledramaturgia da TV Globo
Encontro do diretor de Cinecittà Studios, Lamberto Mancini, com o diretor da Globo Filmes, Carlos Eduardo.

De 22 a 31 de outubro – Festival Internacional de Cinema de Roma

A Câmara levará uma delegação composta por:
- Christiane Torloni - atriz de grande renome no cenário cinematográfico e de teledramaturgia do Brasil
- Lázaro Ramos - ator convidado pelo filme (Oh pai, ó)
- André Sturm - Presidente do "Programa Cinema do Brasil" (APEX); Cineasta. Presidente da Pandora Filmes. Sócio do HSBC Belas Artes;
- Roberto Moreira - Presidente do SIAESP (FIESP) Sindcado da Industria Audiovisual do Estado de São Paulo. Diretor da produtora Coração da Selva;
- Fabiano Gullane - Diretor da produtora Gullane Filmes;
- Flavio Tambellini - produtor do filme "Os desafinados. Filme que será apresentado no Festival de Roma.
- Mariza Leão - produtora do filme "Meu nome não é Johnny" - Filme que será apresentado no Festival de Roma.
- Eduardo de Andrade - produtor do filme "Coração Vagabundo" - Filme que será apresentado no Festival de Roma.


Parceiros e colaboradores:

Filmitalia / Cinecittà, Cinecittà Studios, Ministério das Atividades Produtivas da Itália, Cineteca Lucana, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, Editora ABRIL, Programa Cinema do Brasil, Embaixadas da Itália e do Brasil em Roma, Rede Cinemark, HSBC Belas Artes, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e o Festival de Cinema de Roma.

 

Fonte:
Comunique-se