TRUE ITALIAN TASTE

VERDADEIRO GOSTO ITALIANO

 

“ Italian sounding “ é uma expressão que se refere à imitação de um produto / denominação / marca através de uma referência com supostas características italianas de um produto que não tem nenhuma base no produto original italiano ( definição oficial da Federalimentare Italiana).

O objetivo do projeto  é  diferenciar os produtos fabricados na Itália de cópias estrangeiras. Enfatizar as diferenças de qualidade é fundamental, mas também é necessário fortalecer a marca italiana como símbolo emocional e de valor. Em particular, o Brasil oferece um histórico de migração italiana muito consistente e a cultura italiana permeia vários aspectos da vida brasileira. 15% da população brasileira é de ascendência italiana, cerca de 30 milhões de pessoas, e somente em São Paulo deve haver cerca de 6 milhões de pessoas de ascendência italiana.

 

O projeto, promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale., baseia-se, em sua primeira fase em São Paulo,  na estratégia de marketing  para ativar um mecanismo de confiança no consumidor, por meio de influenciadores, intermediários reais dessas dinâmicas de lealdade para escolha e compra, podendo influenciar opiniões consumidores e / ou usuários do produto, por meio de processos de compartilhamento de informações e experiências.

Para isso, as ações promocionais e / ou comerciais que a ITALCAM desenvolverá terão como objetivo principal espalhar e / ou aumentar a conscientização sobre a comida italiana autêntica nas comunidades a eles ligadas.

 

OBJETIVOS:

 aprimorar as autênticas produções italianas de alimentos, comunicando sua qualidade no contexto de sua importância na cozinha italiana;

 aumentar a percepção do consumidor sobre produtos italianos autênticos em comparação com produtos “ tipo”  italiano, através de um maior conhecimento deles;

 ajudar as empresas italianas a se posicionarem nos mercados-alvo também por meio de reuniões de negócios e / ou participação em eventos promocionais e  aumentar sua visibilidade para os consumidores.

 

A proposta da ITALCAM para o TRUE ITALIAN TASTE  em São Paulo é realizar durante os dois primeiros anos do projeto, uma série de ações que permitam ao consumidor paulistano  conhecer os pontos dos objetivos descritos acima. Para isso faremos, entre outras coisas:

 

Criação de um banco de dados de influenciadores e realização de uma pesquisa comparativa sobre o posicionamento de produtos alimentares italianos e similares com uma clara conotação italiana, mas não original; criação de 3 master classes dedicadas a operadores do setor de alimentos; eventos promocionais em mercados-alvo: azeite, pasta e molhos com um menu dedicado aos produtos DOP-IGP com intervenções destinadas a ilustrar os conceitos do DOP-IGP.