A ITALCAM está trabalhando para a realização de um ambicioso projeto dedicado às jovens empresas brasileiras e italianas que desejam crescer internacionalmente com os seguintes objetivos:
• Criar contatos e sinergias entre o ecossistema das startup brasileiras e italianas, para dar a possibilidade a ambas de se internacionalizarem;
• Favorecer o intercambio de know how e tecnologias;
• Fornecer às empresas italianas no Brasil, associadas à Câmara, a possibilidade de se inovar em maneira aberta (open inovation) por meio de um programa de corporate venture;
• Oferecer aos associados a possibilidade de investir nas startup selecionadas e oferecer a própria experiência com uma atividade de mentoring. 

Porque um Desk Startup?
Em 2012 entrou em vigor a lei nº 221/2012  de conversão do  Decreto Lei “Crescimento 2.0” 179/2012, pelo qual o Estado Italiano incentivou o crescimento, a pesquisa e o desenvolvimento de startup e incubadoras.
Nas mesmas linhas, a ITALCAM, com o seu Desk Startup, si propõe a criar uma ponte para as startup italianas que desejam entrar no mercado brasileiro, oferecendo diferentes serviços:

1. Mercado: elaboração de pesquisas de mercado preventivas; análises da concorrência e informações relativas às modalidades de ingresso, e  aquelas relativas a barreiras, no mercado brasileiro.
2. Mentoring:  serviço de advising sobre estratégias de entrada e crescimento para as empresas; contatos com os principais atores do mercado.
3. Escritório: acesso imediato a um Open Space na sede da ITALCAM; parceria com os melhores aceleradores e incubadores do mercado; área de co-working gratuita.
4. Clientes: acesso a potenciais clientes; elaboração de uma estratégia eficiente de Marketing e posteriores possibilidades de parceria com startup locais.
5. Capitais: contato direto com os Business Angels brasileiros e italianos; possibilidade de financiamentos de Venture Cap. Locais; Corporate venture; serviços de Financial Advisory; Merger &  Acquisition de startups locais.
6. Administração: serviços de contabilidade e Cash Management; atividades de fornecimento e gestão de recursos humanos; Legal Advisory.
O nosso trabalho:
Fase 1 => Scouting: identificação dos projetos mais inovadores de startup italianas e brasileiras Internet of things, Clean Tech, marketplace, ecommerce, new technologies 
Fase 2 =>  Análises de mercado iniciais, treinamento e mentoring
Fase3 =>  Partnership: identificação de potenciais parceiros e futuros clientes

 

Graziano Messana

 

 

Economista, vice presidente Italcam, visiting professor università Bologna, managing director GM Venture e board member / advisor di diverse società tra cui Brunello Cucinelli, Italia Independent, Fiera Milano, Eataly, Azimut. 

https://br.linkedin.com/in/graziano-messana-2b4aa018

https://media.licdn.com/mpr/mpr/shrinknp_200_200/p/4/005/061/2be/0f19c21.jpg 

Rosario Cannata

Financial Advisor com experiência internacional em Investment Banking e Corporate Finance na Itália, America central, Estados  Unidos e Brasil. Graduação e pós-graduação em economia e finanças na Bocconi (Milão) e cursos de executive education na Fundação Getulio Vargas (FGV - São Paulo). Especializado em Project Finance e M&A nas áreas de infraestrutura, Oil&gas e Automotive.

Experiência como investidor e mentor de startups (marketplace e fintech).  

https://br.linkedin.com/in/rosario-cannata-6974a516


 Walther Bottaro Castro

Sócio e empreendedor na WBLC Consultoria e Grupo CH.  Mais de uma década de experiência na prestação de serviços de consultoria financeira e contábil, com passagem em grandes empresas do setor como EY e BDO, atendendo Companhias de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, de diversos segmentos.  Mestre em Administração e Graduado em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP.  Registrado no CRC-SP e ACCA.  Professor nos cursos de Pós Graduação na FECAP e Trevisan.

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/walther-bottaro-castro-46277624

Luca Degrandis

Luca Degrandis – Conselheiro

Formado em Economia e Finanza e Mestrado em International Management pela Universitá di Bologna, guest student na Universidade NOVA de Lisboa. Há 5 anos atuando na área de desenvolvimento de negócios, marketing estratégico e gerenciamento de projetos com foco nos segmentos de energias renováveis e indústrias de grande porte. Atualmente trabalha como consultor de projetos estratégicos na Bonfiglioli Riduttori

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/luca-degrandis-54211b22/pt


Para mais informaçoes: deskstartup@italcam.com.br