Devido aos progressivos aumentos dos fundos destinados pela Europa aos países extra europeus, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura  - ITALCAM criou um setor dedicado a analisar, estudar, projetar, criar os networks necessários no Brasil, na Itália e na Europa, participando também da execução dos projetos que atinjam os citados fundos.

Para garantir uma capilaridade territorial, a ITALCAM realizou um acordo com as Câmaras irmãs brasileiras de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Nordeste, pertencentes à “Rete CCIE Brasiliane” – Camere di Commercio Italiane in Brasile.

A interface internacional criada na participação das Câmaras Italianas, em projetos como Horizon 2020, Erasmus +, Cosme, Europaid, se dá conjuntamente pela Associação das Câmaras de Comércio no Exterior – ASSOCAMERESTERO – e pela Câmara de Comércio Ítalo-Belga, em Bruxelas, coordenada pelo Secretário Geral desta última Matteo Lazzarini.

No reforço destas relações, o Desk Europa conta com a colaboração de conselheiros técnicos presentes no Brasil e na Europa, que completam a rede de network para a citada elaboração e execução dos projetos,  parceria com órgãos governamentais, institutos e empresas.

Para o Secretário Geral da ITALCAM Francesco Paternò a abertura do Desk Europa pela ITALCAM significa oferecer para os associados, instituições, empresas e à própria Câmara, a oportunidade de criar um novo vínculo e uma nova fonte de recursos e ideias que sirvam à sociedade brasileira e parceiras.

Instituições em busca de um parceiro para a participação a Projetos Europeus podem contatar, eudesk@italcam.com.br