Colar do Mérito da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura

Salão Nobre do Circolo Italiano San Paolo

Av. Ipiranga, 344 1º andar República - São Paulo

4 de Outubro de 2016

18h00

Homenageados

Histórico e Decreto

Em 17 de janeiro de 2012, com decreto nº 57.739 disposto pelo Governo do Estado de São Paulo, foi instituído o Colar do Mérito da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura destinado a galardoar as personalidades brasileiras e estrangeiras, civis e militares, que, por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados no âmbito de atuação da entidade e ainda no maior congraçamento de relações entre o Brasil e a Itália, se tenham tornado merecedoras de especial destaque.

O colar é concedido pelo Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, com aprovação do Conselho do Colar e ad referendum do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.

Conselho do Colar

Presidente ITALCAM
Edoardo Pollastri
Presidente do Conselho
Marzio Arcari
Membros efetivos do Conselho
Alberto Mayer
Celso Azzi
Francisco Giannoccaro
Guido Urizio
Membros suplentes do Conselho
Francisco Falsetti
Luca Locci
Renzo Regini

Homenageados

  • Homenageados 2012

    Achille Marco Marmiroli

    Achille Marco Marmiroli

    Empresário e Membro Conselho Fiscal ITALCAM

    Andrea Matarazzo

    Andrea Matarazzo

    Vereador de São Paulo

    Luigi Papaiz

    Luigi Papaiz (in memoriam)

    Cavaliere di Gran Croce

    Luiz Fernando Furlan

    Luiz Fernando Furlan

    Empresário

    Sergio Comolatti

    Sergio Comolatti

    Presidente do Grupo Comolatti

  • Homenageados 2014

    Andrea Sandro Calabi

    Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e Membro do Conselho Consultivo ITALCAM

    Luis Augusto de Camargo Opice

    Empresário, Consultor de Logistica do Grupo Ecorodovias e Membro do Conselho Consultivo ITALCAM

    Raymundo Magliano Filho

    Empresário e Membro do Conselho Consultivo ITALCAM

    Rubens Ricupero

    Diretor da Faculdade de Economia da FAAP e Membro do Conselho Consultivo ITALCAM

    Stefano Orsi

    CEO Maccaferri América Latina e Membro do Conselho Consultivo ITALCAM

Homenageados 2016

Ada Pellegrini Grinover

Ada Pellegrini Grinover

Jurista, Procuradora do Estado de São Paulo, Professora Titular de Direito da USP

José de Oliveira Messina

José de Oliveira Messina (in memoriam)

Presidente do Colégio Dante Alighieri (2008-2014)

Patronato Assistencial Imigrantes Italianos

Patronato Assistencial Imigrantes Italianos

Assistência às famílias carentes da comunidade italiana na cidade de São Paulo

Valentino Rizzioli

Valentino Rizzioli

Presidente do GEI Brasile - Gruppo Esponenti Italiani

Currículo dos Homenageados 2016

  • Ada Pellegrini Grinover

    Jurista, Procuradora do Estado de São Paulo, Professora Titular de Direito da USP

    Professora Titular Sênior na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Pró-Reitora de Graduação da USP. Doutora “Honoris causa” pela Universidade de Milão. Recebeu o Prêmio Redenti da Universidade de Bolonha. Presidente Honorária de institutos estrangeiros e brasileiros. Presidente do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e do Conselho da CAMITAL - Câmara de Mediação e Arbitragem da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.

    Membro de diversas Academias. Fundou e dirigiu a Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Participou de inúmeros congressos internacionais e nacionais. Tem numerosos ensaios publicados, inclusive na Europa e na América Latina. Publicou mais de 40 livros jurídicos. Vencedora do Prêmio Jabuti 2015 pela obra “Direitos Humanos das pessoas em situação de rua”. Presidiu e coordenou comissões que apresentaram diversos anteprojetos convertidos em leis. Foi agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Recebeu o título de “Mulher jurista do ano” da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.

    Foram-lhe dedicados diversos eventos científicos e livros, estes também estrangeiros. Salas de aulas e seminários em diversas instituições brasileiras levam seu nome. Seu nome foi dado também ao Prêmio anual Ada Pellegrini Grinover para a melhor monografia no campo do Direito do Consumidor.

    Em novembro de 2004 foram publicados os “Estudos em homenagem à Professora Ada Pellegrini Grinover” e em 2010, em sua homenagem, a coletânea “Em defesa de um novo sistema de processos coletivos”. Foram organizadas e realizadas, em sua homenagem, as Jornadas Ibero-americanas de Derecho Procesal e as Jornadas Brasileiras de Direito Processual (2016).

    Recebeu, do Governo italiano, o Prêmio “Presenza Italiana nel Mondo” e a Comenda de Ufficiale. É Acadêmica da Academia Paulista de Letras e publicou cinco livros literários.

  • José de Oliveira Messina

    Presidente do Colégio Dante Alighieri (2008-2014)

    Brasileiro, nasceu na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1928. Foi casado com Myrian Carmen de Lorenzo Messina. Teve seis filhos e treze netos.

    Ex-aluno do Colégio Dante Alighieri - 1934/1946; Presidente do Colégio Dante Alighieri, inclusive durante o ano do centenário do Colégio (2011).

    Advogado Militante – turma de 1951 – da Faculdade de Direito do Largo São Francisco; Membro da Academia de Letras da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Professor Universitário tendo lecionado a matéria de Direito Administrativo. Jornalista Profissional.

    Ex-Procurador do Município de São Paulo. Ex-Procurador-Geral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, tendo sido escolhido pelo então Prefeito Olavo Setúbal e mantido pelos Prefeitos Mário Covas e Jânio Quadros.

    Ex-Presidente da Academia Paulista de Direito. Titular da Cadeira nº 6 da Academia Paulista de Direito. Ex-Presidente da Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri. Presidente do Conselho Curador da Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri.

    Fundador e Presidente da ONG Associação Mundial Amigos dos Menores - "A.M.A.M.", tendo conduzido mais de 200 adoções de crianças menores abandonadas para a Itália.

    Conselheiro da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

    Conselheiro do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro - ICIB, colaborando em “Quaderni”, sua revista cultural. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo.

    Condecorado pelo governo italiano no grau de Cavallieri Ufficiale. Condecorado pelo Patronato Enasco com o bóton de ouro por 40 anos de serviços prestados à comunidade italiana. Condecorado pela cidade de Giarre, Sicilia, com a Giara D’Argento pelo destaque na divulgação da cultura Siciliana no Brasil.

    Publicou 11 livros (crônicas, pensamentos e poesias) e vários artigos em revistas especializadas de Direito. Colaborou na revista “Dante Cultural” do Colégio Dante Alighieri

  • Patronato Assistencial Imigrantes Italianos

    Assistência às famílias carentes da comunidade italiana na cidade de São Paulo

    Fundado em 24 de junho de 1950 da iniciativa de voluntários na cidade de São Paulo, o Patronato Assistencial Imigrantes Italianos (P.A.I.I.) não tem finalidade política, religiosa ou lucrativa.

    Tem como objetivo a utilidade pública, mediante realização direta e ativa de atividades assistenciais aos imigrantes italianos e descendentes, sem distinção de origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer forma de discriminação, nas áreas da saúde, cultura, educação, recreação, esporte e, principalmente, na assistência social beneficente aos mais carentes.

    Para alcançar seus objetivos:

       1. promove estudos e soluções para os problemas que afetam a comunidade italiana carente e seus descendentes no Brasil;

       2. contribui para a melhoria de suas condições de vida estimulando com atividades de entretenimento, cultura e esporte;

       3. promove a distribuição de medicamentos, cestas de alimentos, próteses dentárias, lentes corretivas, cadeiras de rodas, andadores, fraldas geriátricas, lençóis, cobertores e toalhas aos seus assistidos: crianças, adultos e principalmente idosos.

        Atualmente o P.A.I.I. presta assistência a aproximadamente 240 famílias, chegando a 720 pessoas. Os recursos para desenvolver esse trabalho vêm do Ministero degli Affari Esteri da Itália e de cerca de 50 doadores ligados à comunidade italiana.

        A equipe do P.A.I.I. é formada por 5 colaboradores e 11 voluntárias que atendem aos assistidos em sua nova sede situada à Rua Pedro de Godói nº 325, Vila Prudente, São Paulo (SP).

        Já presidiram o P.A.I.I.: Arturo Apollinari, Adriano Arcani, Mario Rimondi, Carlo Zappelloni, Arturo Bozzini, Sergio De Fiori, Luigi Breda, Evaristo Comolatti, Guerino Tolomeo, Amedeo Bobbio, Sergio Comolatti, Luigi Papaiz, Luigi Bauducco. Atual Presidente: Paolo Papaiz.

  • Valentino Rizzioli

    Presidente do GEI Brasile - Gruppo Esponenti Italiani

    Participar da introdução de uma empresa multinacional em um novo país e contribuir ativamente para sua consolidação no mercado, chegando à ponta em praticamente todos os setores nos quais atua na região. Assim pode ser resumida a carreira de Valentino Rizzioli. Com mais de 50 anos de experiência no Grupo Fiat, sua trajetória profissional se “confunde” com o início, solidificação, expansão e liderança do Grupo no Brasil e na América Latina.

       Quando a empresa decidiu se expandir pelo mundo, nos anos 60, o Brasil foi escolhido pelo seu momento propício ao desenvolvimento. Para iniciar essa empreitada, o engenheiro Rizzioli foi enviado para o País como o 1º executivo da marca vindo da Itália para Minas Gerais.

       Não demorou muito para inaugurar a inédita fábrica do Grupo Fiat fora da Itália, em 1970, em Contagem, onde até hoje são produzidas modernas máquinas de construção da Case e da New Holland. Na mesma década, Rizzioli participou ativamente do desenvolvimento da planta da Fiat Automóveis, em Betim.

       Valentino Rizzioli é ex-presidente da CNH para a América Latina e da Anfavea. Atualmente é Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Presidente do Grupo Esponenti Italiani, do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG e da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais.

       Entre as diversas homenagens, foi agraciado, em 1998, com o título de Oficial da República Italiana. Em 2008, se tornou Cidadão Honorário de Minas Gerais e, em 2009, recebeu da Câmara Italiana a Medalha Itália Affari. Em 2012, foi condecorado também com a Ordem do Mérito Industrial, pela Confederação Nacional da Indústria, com o Prêmio Globo Tricolore, pela ajuda na difusão da cultura italiana no mundo, e com a medalha Juscelino Kubitschek, pela contribuição relevante a Minas Gerais e ao Brasil. Em 2014, foi homenageado pela FENABRAVE pela sua relevante contribuição ao desenvolvimento da indústria automotiva no País.

Programa

  • Abertura
  • Hino Nacional da Itália e do Brasil
  • Pronunciamento do Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Edoardo Pollastri
  • Entrega do “Colar do Mérito da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura”

R.S.V.P.

Imprescindível confirmar presença até o dia 30/09/2016

com Vania ou Maria (11) 3123.2788 / 2754

colardomerito@italcam.com.br

Evento reservado a Associados da ITALCAM e convidados

Patrocínio

GEI
Dante
Instituto Norberto Bobbio

Apoio

GEI

Localização