Currículo

YVES DERAINS

Sócio fundador do Escritório Derains & Gharavi, foi considerado « senior stateman » e apresentado como um « perito da arbitragem com uma experiência vasta e variada » pela Chambers Latin America 2012. Na edição europeia do mesmo ano, é feito tanto o elogio da sua excepcional reputação enquanto árbitro quanto a título das suas intervenções como advogado. Os seus pares sublinham que « é inegável que ele se encontra no topo da lista na arbitragem internacional ». Os clientes estão muito satisfeitos com a sua « abordagem, análise e os seus preciosos conselhos ».
Yves Derains, ex-secretario geral da Corte da CCI, foi nomeado presidente do ICC Institute of World Businness Law em 2010. Ele também é Presidente da Corte de Arbitragem do Centro de Arbitragem de Jerusalem (JAC), criado pelos comités nacionais da CCI de Israel e da Palestina. Ele possue mais de 40 anos de experiência em arbitragem. Após a sua partida da CCI, ele integrou o escritório de advocacia canadense Phillips & Vineberg. Em seguida, pouco tempo depois em 1985, fundou Derains Gélinas & Associés, um dos primeiros escritórios de advocacia especializados em arbitragem, o qual se tornou em seguida Derains & Associés em 1994, e eventualmente tornou-se Derains & Gharavi em 2009.
Yves Derains sempre se dedicou ao desenvolvimento da arbitragem internacional. Dirigiu com êxito a revisão do Regulamento de Arbitragem da CCI adotado em 1998 e participou na revisão do novo regulamento em vigor desde 1 de Janeiro de 2012. Yves Derains oferece aos seus clientes uma dupla cultura de árbitro e advogado graças à sua imensa experiência. O seu talento é particularmente reconhecido na América Latina, onde ele conduz regularmente arbitragens em espanhol e em português.
Enquanto ex-presidente do Comité Francês de Arbitragem, Yves Derains está inscrito na lista de árbitros de numerosas instituições de arbitragem e participa como palestrante em conferências no mundo inteiro. É co-autor do célebre livro A guide to the ICC Rules and Arbtiration, 2nd Edition, (Kluwer Law International, 2005 – co-autor E. Schwartz), que se tornou a obra de referência sobre a aplicação e a interpretação do Regulamento de Arbitragem da CCI.

<< Voltar