Currículo

RODRIGO OCTÁVIO BROGLIA MENDES

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Titular Tércio Sampaio Ferraz Junior, com a defesa pública realizada em 08 de maio de 2008 com o título “Entre o global e o local: uma perspectiva de análise de conflitos ortogonais no direito transnacional – o exemplo da lex mercatoria”. Aprovado, com louvor. Tese indicada pela Universidade de São Paulo para concorrer ao Prêmio CAPES de Melhor Tese, na edição de 2010.
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Johann Wolfang Goethe-Universität (Frankfurt am Main), sob a orientação do Prof. Dr. Dr. h.c.mult. Gunther Teubner, em 13 de novembro de 2002, com a defesa da dissertação com o título “In medio stat virtus – Außenhaftung virtueller Unternehmen”. Aprovado, com louvor (Summa cum laude).
Curso de Especialização de longa duração em Direito Mobiliário (Mercado de Capitais), no período de 10 de março a 20 de dezembro de 2000, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Professor Doutor do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, para turmas de graduação e pós graduação, por concurso realizado de 02 a 05 de agosto de 2010, nomeado por Portaria do magnífico Reitor, em 18.02.2011, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 19.02.2011, p. 53. Professor de Direito Internacional e Comercial da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por concurso realizado em 07.05.2010, até dezembro de 2015.
Sócio de Mendes Advogados Associados, sendo integrante deste escritório de advocacia desde 2000, atuando principalmente na área de direito comercial, arbitragem, operações financeiras e estruturadas, contratos comerciais domésticos e internacionais, societário.
Membro do corpo de árbitros da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) - BM&FBOVESPA, da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural, e do CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo.
Árbitro indicado pela parte em procedimento perante a Câmara de Comércio Internacional (CCI), Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá (CAM/CCBC), Centro de Arbitragem e Mediação AMCHAM, Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) – BM&FBOVESPA e CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo.
Diretor Científico e de Cursos do Instituto de Direito Privado – IDiP
Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP
Membro do Comitê de Redação da Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro
Membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica Luso-Brasileira (RJLB), publicação do Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

<< Voltar